Os ministros dos Transportes, Paulo Passos, e da Integração Nacional, Fernando Bezerra, anunciaram nesta sexta-feira a aplicação de recursos emergenciais para minimizar os efeitos da chuva em Minas Gerais. Os dois se reuniram com o governador de Minas, Antonio Anastasia (PSDB), que vai a Brasília na próxima semana apresentar as necessidades para retomar a “normalidade” do Estado.

Continua depois da publicidade

Segundo Bezerra, o Ministério vai liberar recursos para o Estado por meio do Cartão de Pagamento da Defesa Civil que, segundo ele, agiliza o repasse das verbas por evitar burocracias como a necessidade de aberturas de contas.

– Vamos atender já através do novo instrumento. Vamos repetir essa experiência em Minas Gerais. Todas as despesas de custeio serão pagas através do Cartão da Defesa Civil – disse, referindo-se ao uso do cartão em Santa Catarina em setembro do ano passado.

Já Passos afirmou que sua pasta gastará, “seguramente”, pelo menos R$ 100 milhões na recuperação emergencial de rodovias que foram atingidas por queda de barreiras ou que tiveram o asfalto destruído pelas águas.

– O que é importante em relação a tudo isso é que a providência se faça em caráter imediato – declarou.

Continua depois da publicidade

Na mesma hora em que os ministros se reuniam com o governador na Cidade Administrativa, sede do Executivo estadual em Belo Horizonte, o Corpo de Bombeiros resgatava duas vítimas que morreram soterradas em Governador Valadares depois que um muro de arrimo desabou sobre a casa em que estavam. Nilson Jânio Andrade, de 43 anos, e Marlene Pinheiro da Silva, de 37, não resistiram. Uma criança de 11 anos e uma adolescente de 16 foram resgatadas com vida.