O governo federal contemplou Blumenau com um financiamento de R$ 10 milhões, que servirão para a pavimentação de oito ruas na cidade. A liberação do recurso aconteceu na manhã desta quinta-feira no Salão Nobre da prefeitura, com a presença do ministro das Cidades, Gilberto Kassab e do governador Raimundo Colombo, ambos do PSD. Brusque e Luis Alves também foram beneficiados com recursos para a mobilidade urbana e saneamento básico.

Continua depois da publicidade

::: Curta a página do Santa no Facebook

::: Veja mais notícias de Blumenau

Para que a comunidade veja as obras, um processo burocrático ainda precisa ser vencido: a partir da autorização do ministro, começa a tramitação com a Caixa Econômica Federal antes que o recurso seja, de fato, liberado. Após começa a fase de licitação para a seleção das empresas responsáveis pela execução das obras. Em um cenário otimista, o prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) garante que as obras começarão no início de 2016.

– Todos acompanham o quanto o asfalto da cidade já passou de sua validade e é preciso um plano de recuperação. A partir de agora, continuamos com o trabalho de articulação com os governos e outros financiadores para buscar a complementação desses recursos – avaliou Bernardes.

Continua depois da publicidade

As razões pelas quais o governo federal liberou para Blumenau apenas 5% do valor solicitado em 2013 não ficaram claras durante a passagem pela região do ministro. No entanto, o cenário econômico vivido pelo Brasil neste ano pode ser apontado como um dos responsáveis pelo corte de gastos públicos. O valor solicitado pela prefeitura em 2013 beirava R$ 216 milhões.