O deslocamento entre Florianópolis e Chapecó sofre os efeitos do cancelamento de rotas da companhia aérea Avianca. A empresa, que está em recuperação judicial, precisa devolver 18 dos 25 aviões que ainda operava. A redução do numero de rotas começou este mês. Na atualização da lista, 152 voos que chegam e partem de Santa Catarina foram suspensos em um período de oito dias, até o próximo domingo (28).

Continua depois da publicidade

Avianca cancela mais 152 voos em Santa Catarina até o dia 28 de abril

O deputado federal Pedro Uczai (PT), presente em Florianópolis nesta segunda-feira (22), alegou que ainda conseguiu lugar em um voo da Avianca marcado para 6h20min – a empresa fazia esse horário, que era a ligação aérea mais cedo pela manhã entre as duas cidades. Porém, Uczai revelou que o também deputado federal Valdir Colatto (MDB) teve problemas e só deverá chegar a Brasília no final da noite.

– É preciso mediação política do governo (federal) e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a busca de transição para novas empresas incorporarem essas aeronaves e voltar à normalidade o mais rápido possível, porque (o problema) compromete uma região – defende o deputado.

As rotas suspensas também interferem na ligação entre Guarulhos até Florianópolis. Uma delas, o voo 6174, saia às 10h20min (horário previsto) da Grande São Paulo para a capital catarinense, e seguia às 12h50min ao município do Oeste de SC. Às 13h50min, a aeronave partia para fazer o percurso contrário.

Continua depois da publicidade

Já o voo 6176 deixava Guarulhos às 21h50min para fazer escala em Florianópolis e seguir para Chapecó às 23h40min. A aeronave ficava no aeroporto Serafim Enoss Bertaso para a volta, de manhã cedo.

Outras duas companhias aéreas – Azul e Gol – oferecem a rota entre Florianópolis e Chapecó com ou sem escalas. Em “voo rasteiro”, Florianópolis e Chapecó ficam a mais de 550 km de distância, pela BR-282, num trajeto que, de carro, é feito em mais de sete horas.

Além de ligação com Chapecó e Guarulhos, a capital catarinense também perde voos da Avianca para o Aeroporto Internacional Tom Jobim, antigo Galeão (RJ) e Brasília (DF).

Quem teve o voo cancelado poderá solicitar o reembolso da passagem, através do site da companhia. Quem adquiriu bilhetes com agência de viagens precisa procurar essas empresas.

Continua depois da publicidade

Ouça a entrevista com o deputado federal Pedro Uczai (PT):