O projeto para aquisição de uma usina de asfalto da Associação dos Municípios do Extremo Oeste de Santa Catarina (Ameosc), no valor de R$ 4,5 milhões, foi aprovado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.
Continua depois da publicidade
De acordo com o prefeito de São Miguel do Oeste e presidente da Ameosc, Wilson Trevisan, a licitação deve ser lançada em breve e o objetivo é que a usina esteja funcionando no próximo ano.
O modelo é similar da usina do Consórcio Intermunicipal de Asfalto existente em Pinhalzinho, que atende vários municípios da região. Além da usina os recursos permitem a compra de dois caminhões, rolo e outros equipamentos para a pavimentação.
Também serão contratados cinco funcionários pelo Conselho de Desenvolvimento Regional da Ameosc, que fará a gestão da usina. Cada um dos 19 municípios terá uma cota fixa e outra parcela dependendo do volume utilizado.
A intenção é utilizar a usina para pavimentar as ruas urbanas e também fazer um convênio de manutenção como o Governo do Estado, para manutenção das rodovias estaduais.
Continua depois da publicidade
— É uma ação que permite economizar em mais de 40% no custo do asfalto. Também facilita nos trabalhos de tapa-buracos pois é difícil uma empresa mobilizar máquinas e equipamentos para esse tipo de serviço. Também será possível asfaltar alguns acessos do interior — afirmou Trevisan.