O governo federal emitiu um comunicado nesta segunda-feira (27) a respeito da Carteira do Idoso. O documento representa um recurso fundamental para facilitar o acesso de pessoas com 60 anos ou mais a diversos serviços que complementam sua qualidade de vida.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

A Carteira do Idoso é destinada, especialmente, aos idosos que não conseguem comprovar renda ou que possuem uma renda mensal inferior a dois salários mínimos. Sua principal função é permitir que esses cidadãos usufruam de tarifas reduzidas em serviços importantes.

Como obter a Carteira do Idoso

Para ter acesso à Carteira do Idoso, o interessado deve estar registrado no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal, o CadÚnico. A renda mensal do idoso deve estar dentro do limite estipulado para que ele possa aproveitar os benefícios associados à carteira.

Após o cadastro, é necessário que o idoso ou seu representante se dirija ao Centro de Assistência Social (CRAs) local ou à prefeitura, portando seus documentos pessoais. Mais informações no site do CadÚnico.

Continua depois da publicidade

Vantagens da Carteira do Idoso

O principal benefício do documento é o acesso ao transporte gratuito ou com desconto em viagens interestaduais de ônibus. As empresas são obrigadas a disponibilizar duas vagas gratuitas por veículo. Caso já estejam preenchidas, um desconto de 50% no valor da passagem é aplicado.

A carteira também serve para obter descontos em eventos culturais, esportivos e de lazer. O objetivo é favorecer a interação e a integração social.

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia mais

Maior número da história: SUS realiza mais de 13,6 milhões de cirurgias eletivas

Colisão com pássaros pode ter causado acidente que explodiu avião na Coreia do Sul, diz relatório

Aplicativo chinês ultrapassa ChatGPT nos EUA e derruba ações de empresas de IA