Com sete décadas de funcionamento, a Maternidade Darcy Vargas, de Joinville, poderá ter novo endereço. Isso porque o Governo de Santa Catarina estuda expandir a unidade e, agora, avalia onde deve ficar o futuro prédio ampliado.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Joinville e região no WhatsApp
— É a maior maternidade do estado, estive visitando a Darcy Vargas por algumas vezes e a estrutura física está bastante precária. A parte de atendimento e equipamentos está em ordem. Mas, faz uma diferença quando você tem estrutura hospitalar boa — , diz o superintendente dos hospitais públicos estaduais, o médico anestesiologista Roberto Henrique Benedetti.
Joinville tem nova morte por dengue e soma metade dos óbitos em SC
Veja onde maternidade poderá ser instalada
Continua depois da publicidade
Conforme o superintende, em entrevista à CBN Joinville, existem duas possibilidades que são estudadas pelo Estado, uma delas é ampliar o prédio atual da maternidade e transformá-lo em uma unidade ainda maior. A outra opção é investir na expansão do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt e instalar o Darcy Vargas em anexo.
Segundo Benedetti, a última alternativa reduz custos e espaço já que serviços como rouparia, almoxarifado e restaurante poderiam ser divididos pelas duas unidades.
— Ganha em eficiência, preço e aumenta a área assistencial, que é o que a gente precisa — aponta Benedetti. Porém, a possibilidade ainda é estudada.
O superintende afirma que é uma determinação do Governo do Estado que estes projetos da saúde avancem, porém, neste momento, a pasta ainda trabalha na avaliação de onde deverá funcionar a estrutura ampliada da maternidade.
Continua depois da publicidade
Leia também
“Boom” de condomínios mostra o potencial do turismo em cidade de SC
Fotos antigas mostram como era Jaraguá do Sul antes de ser a cidade mais segura do Brasil
“Por que o papai fez aquilo?”: SC vive nova onda de feminicídios com 15 mortes em 3 meses