O governo espanhol se declarou “preocupado” nesta quinta-feira com o polvo Paul, conhecido por ter previsto em seu aquário alemão a vitória da Espanha sobre a Mannschaft (1-0) nas semifinais da Copa do Mundo, nesta quarta-feira, e por ter acertado outros resultados no torneio.

Continua depois da publicidade

– Estou preocupado com o polvo. Estou pensando em enviar uma equipe de proteção, porque foi espetacular que tenha acertado – brincou Jose Luis Zapatero, presidente do governo espanhol (equivalente a primeiro ministro), em entrevista concedida à rádio Cadena Ser.

Paul, famoso polvo de um aquário alemão, previu na terça-feira a vitória da Espanha sobre a Alemanha. Depois de ter hesitado por alguns minutos entre as duas caixas transparentes com as bandeiras das duas equipes, o profeta dos oito tentáculos decidiu comer o mexilhão que estava na caixa espanhola.

A ministra do Meio Ambiente, Rural e Marinho, Elena Espinosa, quer uma moratória de pesca para defender Paul.

– Na segunda-feira tenho uma reunião de ministros da União Europeia e vou solicitar que seja ativada uma interdição para o polvo Paul, para que não seja comido pelos alemães – declarou em uma entrevista coletiva à imprensa.

Continua depois da publicidade

Na quarta-feira, o ministro da Indústria, Miguel Sebastian, havia defendido a transferência “imediata” do molusco para a Espanha em caso de vitória espanhola para “garantir sua proteção”. O polvo Paul previu a vitória da Alemanha sobre a Inglaterra nas oitavas de final e sobre a Argentina nas quartas, assim como o restante dos resultados da “Mannschaft” na África do Sul, incluindo a derrota para a Sérvia na fase de grupos.