O ataque a creche de Blumenau, que deixou quatro crianças mortas e outras feridas, foi um caso isolado, segundo o delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel. O crime ocorreu no Centro de Educação Infantil Cantinho Bom Pastor, na manhã desta quarta-feira (5).
Continua depois da publicidade
Receba notícias de SC por WhatsApp
— Tudo indica que é um fato isolado. Não tem relação com outras práticas criminosas e não é um fato coordenado, seja por jogo, seja por rede social, seja através de conversas e negociações entre criminosos — disse o delegado em coletiva de imprensa nesta tarde.
Segundo Ulisses, o homem que cometeu o ataque responderá por quatro homicídios triplamente qualificados e quatro tentativas de homicídio triplamente qualificadas. Uma quinta criança se machucou durante a correria, mas foi liberada logo depois de ser levada ao hospital pelos pais.
O delegado contou também que o Estado terá um protocolo de prevenção e outro de contingência. Não há prazo para a elaboração do documento, que envolverá todas as instituições de segurança e outras secretarias, mas a ideia é identificar possíveis comportamentos suspeitos e evitar que ações como essa se repitam.
Continua depois da publicidade
E, se acontecerem, o Estado quer capacitar todos os profissionais da Educação para que eles saibam como agir em um momento de invasão.
A investigação
Agora, a Polícia Civil trabalha para entender a motivação do suspeito, como e se ele planejou o ataque e se realmente agiu sozinho — ao que tudo indica, sim. Em paralelo, uma equipe especializada traçará o perfil do autor.
O homem morava com a mãe na Itoupava Central e não teria qualquer ligação com a creche, apontam as primeiras apurações. Ele está preso, à espera da decisão da Justiça se permanecerá detido ou não.
Aulas em Blumenau
As aulas nas redes públicas de ensino estão suspensas até sexta-feira. Para o retorno na segunda-feira (10), a prefeitura deve se reunir com diretores e setores de segurança para reforçar a proteção nas unidades de ensino e prestar assistências às famílias que necessitarem.
Continua depois da publicidade
Quem são as crianças mortas em ataque a creche de Blumenau
Confira como foi a coletiva:
Lula se manifesta sobre ataque a creche de Blumenau: “Ato absurdo de ódio e covardia”
Entenda o caso
O ataque em Blumenau ocorreu no Centro de Educação Infantil Cantinho Bom Pastor, localizado na Rua dos Caçadores, bairro Velha. De acordo com a Polícia Militar, um homem de 25 anos invadiu o local e matou ao menos quatro crianças. Ele teria chegado em uma moto, pulado o muro e atacado os estudantes que estavam em um parque nos fundos da unidade.
Outras cinco crianças também ficaram feridas e foram encaminhadas para hospitais de Blumenau.
A Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) já confirmou que ficará responsável pela investigação do ataque. As aulas nas redes municipal e estadual foram suspensas. Além disso, o governador Jorginho Mello (PL) decretou luto oficial de três dias.
As crianças assassinadas durante o ataque a creche em Blumenau foram identificadas como Bernardo Cunha Machado, de cinco anos, Bernardo Pabst da Cunha, quatro anos, Larissa Maia Roldo, sete anos, e Enzo Marchesin Barbosa, quatro anos.
Continua depois da publicidade
Leia também:
Mãe de criança relata desespero em creche após tragédia em Blumenau: “Me joguei no chão”
Ataque em Blumenau ocorreu um mês antes de data que marca tragédia em Saudades