Chavistas e oposicionistas cantavam vitória na noite deste domingo na Venezuela, em meio à expectativa sobre os resultados das eleições para apontar o sucessor do finado presidente Hugo Chávez.
Continua depois da publicidade
Jorge Rodríguez, chefe da campanha chavista, convocou o povo para uma concentração diante do Palácio de Miraflores, a espera do pronunciamento do candidato e presidente interino, Nicolás Maduro.
– Temos amplos setores da população, agora mesmo, celebrando, expressando sua alegria -, declarou Rodríguez.
– Insistimos para que (a oposição) respeite o árbitro -, disse Rodríguez sobre o Conselho Nacional Eleitoral (CNE).
Continua depois da publicidade
– O resultado vamos defendê-lo, mas peço ao povo que aguarde o resultado com calma.
Na chamada “Esquina Quente”, ponto de encontro de chavistas na Praça Bolívar, no centro de Caracas, partidários de Maduro comemoravam a vitória aos gritos de “Chávez te honramos, ganhamos e permanecemos” e “Chávez vive e a luta continua”.
O secretário-executivo da opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD), Ramón Guillermo Aveledo, qualificou o chamado de Rodríguez para uma concentração diante do Palácio de Miraflores como “uma das maiores irresponsabilidades da história política da Venezuela”, e convocou os fiscais da oposição a acompanhar a apuração voto a voto.
No Twitter, o candidato da oposição, Henrique Capriles, divulgou várias mensagens de otimismo: “Sigo recebendo resultados de todo o país! Mudaram as coisas em relação ao 7 de outubro! Viva o bravo povo venezuelano”!
Continua depois da publicidade
Capriles perdeu as eleições de 7 de outubro para Hugo Chávez.
“Anzoátegui! Nova Esparta! O oriente da nossa Venezuela votou pelo progresso! Bravo! Obrigado Virgem do Vale”, escreveu Capriles sobre os resultados.
No distrito de Chacao, feudo da oposição na região de Caracas, fogos de artifício iluminavam o céu.
“A noite está boa e o amanhecer será ainda melhor (…)”, previu Aveledo antecipando uma vitória de Capriles.
>> Imagens do dia: confira fotos das eleições na Venezuela
Continua depois da publicidade