O governo dos Estados Unidos planeja divulgar as condições financeiras dos 19 grandes bancos do país para restaurar a confiança no mercado e tentar dissipar as preocupações dos investidores, informou hoje o jornal The New York Times.

Continua depois da publicidade

“A administração decidiu revelar alguns dados delicados das análises que já foram concluídas, após decidir que mantê-los em segredo poderia fazer com que os investidores se afastassem das instituições financeiras sobre as quais paira um rumor de fraqueza”, afirmou o jornal, mencionando fontes que pediram o anonimato. O periódico destaca que “a maior parte dos bancos passará no teste, mas alguns se darão melhor que outros”.

As autoridades americanas ainda estudam qual parte das condições financeiras dos bancos revelarão ou quais estimularão as próprias entidades a divulgar, já que isso também poderia acarretar riscos os quais as instituições procuram evitar. Normalmente, as autoridades reguladoras não revelam os dados que derivam das revisões feitas sobre as condições financeiras de bancos ou os nomes das entidades que podem enfrentar problemas, para evitar especulações nos mercados.

– O objetivo desta iniciativa é prevenir o medo (nos mercados), e não causá-lo – disse ao jornal uma das fontes consultadas.

A porta-voz do Departamento do Tesouro Stéphanie Cutter destacou ao “New York Times” que as avaliações ainda não foram concluídas. Segundo ela, quando isso acontecer, as autoridades trabalharão com os bancos “para determinar quais dados serão revelados e em que momento isso será feito, para assegurar a justiça e minimizar as incertezas dos mercados”.

Continua depois da publicidade