Para tentar atender às reivindicações de um transporte público mais barato por parte dos manifestantes, o governador Tarso Genro afirmou, na tarde desta sexta-feira, que irá preparar uma proposta para reduzir o custo da passagem de ônibus no Estado.
Continua depois da publicidade
Em página especial, leia tudo sobre os protestos
Antes da entrevista coletiva concedida no Palácio Piratini, Tarso informou que se reuniu com deputados estaduais e federais, estudiosos e lideranças de movimentos sociais e sindicais para pedir que eles auxiliassem o governo a criar uma proposta para o passe estudantil.
– Comuniquei que estou disposto a colaborar com a solução dessa crise e pedi que formatassem uma proposta que quero apresentar nacioalmente sobre o passe estudantil. Se possível, inclusive, o passe livre estudantil. Quero ser o porta-voz desse movimento junto ao país – disse o governador.
Quando questionado sobre a origem dos recursos financeiros para sustentar o passe livre, Tarso afirmou que pode ser tanto do Imposto de Renda, quanto de recursos da União e do Estado.
Continua depois da publicidade
Tarso relatou ainda que tem mantido contato constante com a presidente Dilma Rousseff e com ministros e deputados federais para explicar os protestos no Rio Grande do Sul.
– Ontem eu acordei a presidente, inclusive. Ela está atenta ao que está acontecendo aqui. Conversei também com José Eduardo Cardozo (ministro da Justiça), Aloizio Mercadante (ministro da Educação), Ideli Salvatti (secretária de Relações Institucionais) e troquei ideias com deputados federais – afirmou.
O governador disse que a ação de um grupo ofusca a legitimidade do protesto, que deve ser valorizada.
– Maioria dos jovens que estão se mobilizando querem melhorar o mundo onde vivem – comentou.
Continua depois da publicidade