O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou na noite desta terça-feira (31) um novo decreto que determina o fechamento do comércio em todos os municípios gaúchos para tentar conter a propagação do coronavírus.

Continua depois da publicidade

A medida vale a partir desta quarta-feira (1º), com a publicação em edição extra do Diário Oficial do Estado. Pela determinação, os estabelecimentos comerciais devem ficar fechados até 15 de abril.

No comunicado, feito por vídeo, o governador destacou que a medida é necessária porque muitas cidades estavam relaxando nas medidas de restrição. Até o início da noite desta terça-feira (31), o RS contabilizava 305 casos confirmados de covid-19 e quatro mortes pela doença.

> Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus

— É justamente agora que devemos ser mais rigorosos e não afrouxar restrições. Concluímos, com base em dados da evolução do vírus e estudos técnicos que esta é a hora de estabelecermos a uniformidade nas restrições ao contato no Rio Grande do Sul — disse o governador.

Continua depois da publicidade

O decreto garante a manutenção dos serviços essenciais, como supermercados e farmácias e também dos setores responsáveis pela assistência a esses serviços. A indústria e a construção civil também estão liberadas para seguir operando, mas com a ressalva de que as prefeituras podem analisar essa determinação de forma independente.