O governo do Rio Grande do Sul pretende contratar até dezembro uma empresa para fazer um estudo técnico recomendado pela Secretária de Aviação Civil (SAC) da Presidência da República, com o objetivo de construir um aeroporto na cidade de Portão, que atenderá a demanda de passageiros e cargas na região metropolitana de Porto Alegre.
Continua depois da publicidade
Na quinta-feira, a Secretaria de Infraestrutura e Logística do governo gaúcho recebeu uma nota técnica da SAC com um parecer favorável ao projeto de implantação do novo terminal.
A cidade de Portão, que fica a 50 quilômetros de Porto Alegre, foi considerada adequada para o empreendimento, mas a SAC pediu um estudo mais aprofundado sobre a área, que agora será providenciado pelo governo estadual. As cidades de Nova Santa Rita e Canoas também foram cogitadas para receber a obra.
Entenda como você será vigiado pelo “big brother” do governo nos aeroportos
Companhia aérea uruguaia cancela operações no Brasil
Continua depois da publicidade
Segundo o secretário de Infraestrutura e Logística, João Victor Domingues, a decisão reconhece o esgotamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho até 2022.
– Isso impõe a necessidade estratégica da construção de um novo aeroporto – disse.
A modelagem financeira e o tipo de concessão do novo aeroporto ainda precisam ser definidos. De acordo com o governo do Estado, o investimento será de pelo menos R$ 4 bilhões.
Anac determina mais horários de pousos e decolagens no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo
Leia as últimas notícias de Zero Hora
O projeto preliminar do empreendimento, encaminhando à SAC em julho deste ano, prevê uma área de 21 quilômetros quadrados, cinco vezes maior que a do Salgado Filho. Enquanto providencia o novo estudo recomendado pela SAC, o governo gaúcho espera, para os próximos dias, um parecer da Aeronáutica.
*Estadão Conteúdo