O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, anunciou nesta quarta-feira, no Palácio Guanabara, a adesão do governo do Estado à candidatura da capital fluminense à Olimpíada de 2016. Ao lado do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, Cabral assinou a carta que será encaminhada ao presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge, na qual a federação oferece garantias para que o município possa sediar o maior evento esportivo do mundo.

Continua depois da publicidade

– Time, atletas, dirigentes, povo e cidade nós temos, portanto vamos ganhar essa eleição. Rio 2016 é o nosso projeto olímpico – disse Cabral no final da cerimônia.

O governador se mostrou muito otimista tanto com o registro da candidatura do Rio quanto com a possibilidade de o município ser indicado para sediar os Jogos Olímpicos em 2016. O prazo se encerra no próximo dia 13 de setembro e a definição da cidade-sede está marcada para o dia 2 de outubro de 2008.

– Acredito que o Rio de Janeiro tem todas as condições de ser sede do maior evento esportivo mundial e isto ficou provado com o sucesso do Pan-Americano. O Rio é uma cidade internacional, têm um povo acolhedor, a segurança provou neste Pan ser eficiente e conta com equipamentos de primeiro mundo. A América do Sul nunca sediou uma Olimpíada. Neste momento passamos da fase do ufanismo para a fase de materialização. Após o Pan-Americano, o Rio se credencia para a Olimpíada de 2016 – salientou o governador.

Durante o evento, o governador também assinou dois decretos. Um deles institui uma Força-Tarefa para viabilizar o projeto de tornar a cidade sede dos Jogos Olímpicos de 2016, com três os grupos operação: infra-estrutura e meio ambiente; gestão e financiamento; e esportes. O segundo decreto beneficia a prática de esportes via Lei de Incentivo de ICMS.

Continua depois da publicidade

– O esporte necessita desse apoio e essa lei de incentivo ao esporte e cultura, de minha autoria, precisava de uma regulamentação para melhorar e incentivar a questão relativa ao esporte. Com ela, teremos ainda este ano R$ 35 milhões para serem investidos no esporte. A lei, ao mesmo tempo oferece um programa de inserção esportiva em que o estado vai permitir o acesso a milhares de jovens e crianças, numa visão não apenas de performance esportiva, mas também de cidadania – explicou.

A cerimônia, que lançou o mote “Rio 2016, uma Proposta Olímpica”, também contou com a presença do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman, que cumprimentou o governador Sérgio Cabral pela vontade, empenho e sensibilidade política demonstrados nestes primeiros sete meses de governo.