O governo japonês aprovou nesta terça-feira a instalação de baterias de mísseis antiaéreos Aegis Ashore do Exército americano no arquipélago para enfrentar um eventual ataque de mísseis balísticos procedente da Coreia do Norte.

Continua depois da publicidade

“O desenvolvimento dos programas nuclear e balístico da Coreia do Norte entrou em uma nova fase de ameaça, mais séria e iminente para nosso país”, declarou o governo ao final de uma reunião do gabinete.

Tóquio prevê instalar o sistema Aegis Ashore em dois pontos distintos para cobrir o conjunto do arquipélago.

As baterias, dotadas de potentes radares, completarão os meios defensivos antibalísticos do Japão, que já contam com mísseis interceptores mar-ar SM-3 e mísseis terra-ar Patriot PAC-3, também de tecnologia americana.

Continua depois da publicidade

“Os navios devem retornar a suas bases regularmente […], mas com uma instalação terrestre seremos capazes de operar quase 24 horas por dia, sete dias por semana”, destacou um funcionários do ministério da Defesa.

Mas a instalação do Aegis Ashore exigirá anos e será preciso firmar um contrato de compra com os Estados Unidos, com um custo de instalação do sistema avaliado em 1,5 bilhão de euros.

O ministro japonês da Defesa, Itsunori Onodera, declarou recentemente que o país também prevê comprar dos Estados Unidos mísseis de cruzeiro com 900 km de alcance, capazes de atingir a Coreia do Norte.

Continua depois da publicidade

* AFP