Em visita as cidades atingidas pelas últimas chuvas no Oeste do Estado, o governador do Estado, Raimundo Colombo, prometeu levantar recursos para a construção de pelo menos 50 pontes e pontilhões.
Continua depois da publicidade
Colombo desembarcou neste sábado em Chapecó para verificar a situação das cidades atingidas. No inicio da tarde, no aeroporto da cidade, se reuniu com o prefeito, José Caramori, e representantes das cidades de Planalto Alegre, Guatambu, Caxambú do Sul e os secretários regionais de Chapecó e Seara.
-Estamos conseguindo liberar o trânsito em praticamente todas as rodovias. Outra prioridade é agilizar os recursos para a construção de pontes. Num primeiro levantamento, ultrapassa de 50 pontes. As prefeituras fazem as cabeceiras e em um dia fazemos a ponte – explicou Colombo.
Outra providência prometida pelo Governo é ajudar economicamente os municípios em situação de calamidade pública.
Continua depois da publicidade
Levantamento
A Defesa Civil do Estado continua o trabalho de reabilitação dos municípios atingidos pelas chuvas. Segundo o secretário adjunto Rodrigo Moratelli os sistemas de abastecimento de água e energia elétrica já foram restabelecidos e o próximo passo é assegurar a finalização do preenchimento do Formulário de Identificação de Desastres – Fide.
O prazo é de 10 dias para os municípios informarem todos os danos registrados. O Fide define os reais danos causados e os prejuízos econômicos. O documento serve para amparar a Defesa Civil a homologar ou não os Decretos de Situação de Emergência, emitidos pelas prefeituras ou Estado de Calamidade Pública.
A expectativa é que a partir da próxima semana, os Fides comecem a ser avaliados. Segundo a Defesa Civil, são 52 cidades atingidas, 18 informaram Situação de Emergência, três Estado de Calamidade Pública, duas pessoas morreram, uma em São Joaquim e outra, em Coronel Freitas.
Continua depois da publicidade
Nesta tarde Colombo visita ainda as áreas mais castigadas em Maravilha, Coronel Freitas e Saudades, onde conversa com os respectivos prefeitos.