O projeto que prevê a ampliação do Presídio Regional de Jaraguá do Sul já está autorizado pelo governo do Estado. Segundo a Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania, os recursos estão garantidos, mas ainda é preciso aguardar a análise da documentação pelo BNDES por se tratar de uma obra financiada.
Continua depois da publicidade
Assim, a secretaria não define uma data para que os trabalhos de ampliação comecem. A expectativa, no entanto, é de que as obras tenham início até o fim do ano. Serão criadas 160 novas vagas para a unidade, que tem capacidade para cerca de 200 detentos, mas chega a abrigar o dobro da lotação máxima.
O investimento previsto é de R$ 6.935.082,89. Como o Presídio Regional tem um longo histórico de fugas, a ampliação é considerada medida urgente para minimizar a superlotação das celas e garantir maior controle dos agentes penitenciários sobre a população carcerária.
Enquanto o projeto não sai do papel, outras iniciativas minimizam os problemas de segurança na unidade. Há um mês, o Estado reforçou o aparato de segurança do presídio com mais três banquetas e outras três raquetes que detectam a presença de metais. Os equipamentos foram somados a outros já existentes e também substituíram os que já não funcionavam mais.
Continua depois da publicidade
Nas próximas semanas, o presídio ainda receberá o reforço de agentes penitenciários recém-formados. São esperados nove servidores, mas o número não está oficialmente definido. Em Joinville, o reforço será de 34 novos agentes.