Pelo menos 400 mil pessoas vão curtir as festas de outubro neste feriadão. Esta expectativa é da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte em Santa Catarina. Em Blumenau e em Balneário Camboriú, por exemplo, espera-se que 90% dos leitos disponíveis na rede hoteleira fiquem ocupados neste período.

Continua depois da publicidade

Em Florianópolis, há hotéis com 100% de ocupação, segundo a Associação Brasileira de Indústria de Hotéis em Santa Catarina (ABIH-SC). Na Capital, acontece a Fenaostra até o próximo domingo (15), além da apresentação da Esquadrilha da Fumaça neste sábado (14), a partir de 15h.

Festas ao longo do mês

Na quarta-feira (11) de véspera de feriado em Blumenau, a Oktoberfest registrou um público de 29 mil pessoas. É o segundo maior da edição até agora, atrás somente do primeiro sábado, que teve mais de 54 mil.

Ainda no Vale, acontece a Fenarreco, até domingo. Em Itajaí, tem a Marejada, que também se encerra neste fim de semana.

Continua depois da publicidade

Neste feriadão, o Estado também sedia outras festas: em Chapecó (Efapi), Itapiranga e Criciúma (as duas estão com Oktoberfest), Joinville (Bierville), Treze Tílias (Tirolerfest) e Forquilhinha (Heimatfest). Ainda no final do mês, outros eventos vão acontecer em Rio Negrinho e em São Martinho.

A perspectiva para todo o mês é de as festas receberem em torno de 2 milhões de visitantes.

Celebrações à padroeira do Brasil

Em Campos Novos, no Meio-Oeste catarinense, aconteceu uma das maiores romarias do Estado. Cerca de 100 mil pessoas participam da tradicional procissão pelas ruas do município até o santuário da cidade. O número é da organização do evento. Mesmo com chuva, os fieis seguiram por um trajeto de quatro quilômetros até o santuário, alguns deles descalços. Em Campos Novos, são 40 anos de devoção à santa e de realização da romaria.

Já em Blumenau, um dos momentos mais aguardados por todos foi o sobrevoo do Padre João Bachmann. Acompanhado pela imagem de Nossa Senhora Aparecida, Padre João, que completou 25 anos de sacerdócio, derramou pétalas de rosas sobre os romeiros para festejar a padroeira do Brasil.