O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, recebeu, nesta quinta-feira, 7, a direção da BMW em mais uma etapa de negociações para a instalação da montadora alemã no Estado. No encontro, com almoço na Casa D?Agronômica, o diretor do projeto da BMW no Brasil, Gerald Degen, apresentou como será o projeto da empresa e o processo para instalação no município de Araquari, norte de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Na primeira fase da fábrica, de acordo com o diretor do projeto, será construído o centro administrativo, restaurante, linha de montagem, logística da empresa e cabine de pintura.

– Será uma linha de montagem completa que deve estar pronta em setembro de 2014. Serão produzidas 15 mil peças diferentes, isso para um carro só. Garantimos que a qualidade dos veículos será idêntica aos produzidos pela fábrica na Alemanha -, afirmou.

Gerald Degen informou que a primeira fábrica da montadora alemã na América Latina terá um investimento de cerca de R$ 1 bilhão. As instalações devem gerar cerca de mil empregos diretos a medida em que forem avançando as etapas da instalação e do crescimento da marca BMW no mercado brasileiro.

Continua depois da publicidade

– A BMW não vem apenas para produzir carros, mas também para investir em programas sociais, educacionais e tecnologia de ponta -, salientou.

O governador Raimundo Colombo destacou que o encontro entre a BMW e o governo foi importante para definir o plano de trabalho e ações que serão executadas nos próximos meses.

– Conhecemos o projeto e conversamos sobre os detalhes da terraplenagem, das ações de infraestrutura e o contrato com a empresa. Estamos chegando na fase final para o início das obras -, explicou o governador.

Continua depois da publicidade

O secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen, destacou que toda equipe do governo tem se empenhado para atender todos os detalhes para a instalação da BMW no Estado.

– São desafios e comprometimentos que estamos superando a cada dia, e que antecedem a assinatura do protocolo de entendimentos entre a fábrica e o Estado -, afirmou.

Secretários de Estado setoriais, presidentes de autarquias do Estado e os prefeitos de Araquari, João Pedro Woitexem, e de Joinville, Udo Dohler, também participaram do almoço.

Continua depois da publicidade