O Governo do Estado de Santa Catarina anunciou neste domingo que adquiriu 5.430 testes do Covid-19 por biologia molecular, para reforçar o número de testes. Para isso foram investidos R$ 311 mil nos últimos 30 dias. Os kits foram encaminhados para o Lacen e tem como objetivo melhorar a testagem da população para verificar a expansão da doença.

Continua depois da publicidade

Estes testes permitem identificar a presença da doença logo no início, entre o terceiro e o quinto dia, enquanto que os testes rápidos conseguem identificar a partir do oitavo dia. Para isso é necessária a coleta da secreção nasal, traqueal ou lavado broncoalveolar. O resultado demora mais do que o teste rápido, demorando de 24h a 72h.

– Estamos usando todos os recursos possíveis, em diferentes frentes, para o enfrentamento da Covid-19 em Santa Catarina. São investimentos em testes, insumos, equipamentos de proteção individual, além da ampliação de leitos de UTI para nos dar segurança e todos instrumentos necessários de combate a esta pandemia – disse o governador, Carlos Moisés da Silva.

Em site especial saiba tudo sobre o coronavírus

Também chegaram na semana passada 20 mil testes rápidos, vindos do Ministério da Saúde.

Continua depois da publicidade

O governo ainda trabalha na ampliação de 713 leitos de UTI, chegando a 1,5 mil. Atualmente já são 1077 leitos. Também foram disponibilizados 3,9 mil leitos clínicos para pacientes do coronavírus.