Depois de pelo menos oito anos de espera pela população e por entidades comerciais, a obra do contorno viário de Capinzal e Ouro, no Meio-Oeste, terá a ordem de serviço assinada pelo governador Raimundo Colombo (PSD) nesta quinta-feira, às 14h, no Centro Educacional Celso Farina, em Capinzal. O processo licitatório foi realizado em junho de 2014.
Continua depois da publicidade
— Esta obra está incluída dentro do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). A previsão era dar a ordem de serviço no ano passado, mas tivemos atrasos por questões ambientais já que o trecho passa por alguns rios. Teremos ainda pela frente algumas dificuldade com as desapropriações. A principal importância é o desvio do fluxo pesado entre as duas cidades e melhorar a mobilidade na região — diz o secretário de estado da Infraestrutura, João Carlos Ecker.
Orçada em cerca de R$ 32 milhões, a obra será custeada pelo Governo do Estado por meio de um financiamento com o Banco do Brasil e executada pela empresa Vias do Vale, vencedora do edital de concorrência. Após o início dos trabalhos, o contorno tem prazo de dois anos para a conclusão.
— É resultado da luta de entidades empresariais e políticas. A Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense (AMMOC) elencou o contorno como prioridade para a região. Só temos uma ponte de passagem. Na nossa região está instalada a BRF Brasil, com produção de 400 mil aves por dia e 5 mil funcionários — diz o prefeito de Capinzal, Andevir Esganzella (PT).
O deputado Romildo Titon (PMDB), um dos primeiros apoiadores do projeto, lembra que a necessidade da obra já vem de 2008.
Continua depois da publicidade
— Foi na época do Luiz Henrique (da Silveira) que apresentamos o primeiro projeto. Os dois municípios são divididos pelo rio do Peixe, só tem uma ponte e nos horários de pico tranca tudo. O prefeito de Capinzal era o Nilvo Dorini e o de Ouro era o Camilo Pastore. Eles me chamaram e deram essa missão pra começar a lutar — lembra o deputado.
Projeto
A obra contempla a execução dos trabalhos rodoviários de terraplenagem, drenagem, pavimentação asfáltica, obras complementares e sinalização da rodovia ligando a SC-150, perto do Santuário do Caravággio, em Ouro, com a construção de mais uma ponte sobre o rio do Peixe, passando por Linha Galdina (Campos Novos) e pelas comunidades de Linha Residência e São Roque (Capinzal) até o entroncamento com a rótula da BRF, no Bairro São Cristóvão, em Capinzal.
Clique na imagem para ampliar