O governo do Distrito Federal (DF) informou nesta segunda-feira que decidiu adiar a inauguração do Estádio Nacional Mané Garrincha, prevista para o próximo domingo. A arena, agora, será inaugurada somente no dia 18 de maio, quando será realizada a final do campeonato regional – para um público de aproximadamente 30 mil pessoas.
Continua depois da publicidade
O estádio será palco da abertura da Copa das Confederações, no dia 15 de junho. Portanto, a inauguração será a menos de um mês do jogo inaugural da competição da Fifa.
O adiamento, determinado pelo governador Agnelo Queiroz, ocorre em função do atraso na instalação do gramado. Segundo o governo do DF, as fortes chuvas que ocorreram em Brasília nos últimos dias prejudicaram a execução das etapas que antecedem a instalação da grama, que será trazida de Sergipe. As etapas que seriam comprometidas, segundo o GDF, são: “serviços de terraplanagem, drenagem do campo e a execução dos tubos coletores de águas”.
O secretário extraordinário da Copa de 2014 no GDF, Cláudio Monteiro, explicou que a decisão foi tomada com base em critérios técnicos:
– Se você tomasse uma decisão política (de inaugurar no dia 21) e não técnica, em um curto espaço teria que estar consertando (o gramado). Isso poderia acarretar mais custos, inclusive. Foi comunicado a Fifa e a reação deles é de entender as dificuldades.
Continua depois da publicidade
O governo do DF informou que o gramado estará completamente instalado até o final do mês de abril. O estádio também será palco do jogo de abertura do Campeonato Brasileiro, entre Santos e Flamengo, no dia 26 de maio.