O governo estadual divulgou na manhã desta quinta-feira (30) uma série de normas de uso da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis. Conforme a Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), as medidas serão adotadas durante o período em que as obras continuam em andamento no local e visam garantir a preservação do patrimônio.
Continua depois da publicidade
Entre as medidas, está a travessia de pedestres e ciclistas apenas pelas passarelas, inclusive aos fins semana. Nesses dias, não haverá tráfego de veículos e a pista estará liberada para visitação, podendo ser acessada pelas cabeceiras insular e continental até o início do vão central. Mas a travessia pela pista não será permitida.
De acordo com o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Carlos Hassler, a limitação busca isolar o vão pênsil da ponte para garantir tanto a segurança de quem transita pelo local quanto a conservação da estrutura.
O governo também reiterou que a realização de eventos e atividades com fins comerciais que sejam realizados ou tenham trajeto sobre a Ponte Hercílio Luz necessitam de autorização prévia da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Serviço do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural de Florianópolis (Sephan).
“A Ponte Hercílio Luz é um patrimônio histórico, artístico e arquitetônico de Florianópolis, com tombamento em três níveis: municipal, estadual e federal. O reconhecimento de um bem como Patrimônio Cultural Brasileiro ressalta a importância de preservar a memória e a identidade do passado para as futuras gerações”, destacou a assessoria de imprensa da SIE.
Continua depois da publicidade
Confira as normas:

As medidas de controle, de acesso e de utilização, em médio prazo, serão coordenadas por uma empresa que será contratada para fazer a manutenção e operação da Ponte Hercílio Luz, disse o secretário Carlos Hassler. A secretaria informou também que o manual oficial de uso da estrutura será entregue pela empresa projetista ao término da obra, assim como o manual de manutenção. O contrato com a empresa responsável pela restauração termina no mês de março.
Flagrante de moto na passarela
Na manhã desta sexta, um motociclista foi flagrado trafegando na passarela da Ponte Hercílio Luz. Ele foi multado pela Guarda Municipal, que estava próxima à estrutura. O flagrante foi feito durante uma entrevista do secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Carlos Hassler, ao programa Bom Dia Santa Catarina, da NSC TV. O motociclista atravessou a ponte vindo do Continente em direção à Ilha.
Motocicletas podem fazer essa travessia apenas pelas Pontes Pedro Ivo Campos e Colombo Machado Salles. O tráfego pelo vão central da Hercílio Luz é restrito a ônibus do transporte coletivo, vans escolares, viaturas, ambulâncias e veículos oficiais e do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade