O turismo representa cerca de 7% do Produto Interno Bruto (PIB) de Santa Catarina e gera, no mínimo, 20 mil empregos temporários durante o verão no Estado. Estes são alguns dos motivos destacados pelo secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, para que os turistas não deixem de vir a Santa Catarina em função da chuva que atingiu o Vale do Itajaí, Litoral Norte e Grande Florianópolis em novembro.
Continua depois da publicidade
Para estimular o turismo, o governo do Estado fez uma campanha de divulgação entre jornalistas paulistas, gaúchos e paranaenses, além de profissionais da Argentina, Paraguai e Chile, para informar que Santa Catarina tem toda a infra-estrutura necessária para atender bem os turistas. O site Santa Catarina Agora também foi criado para divulgar informações sobre as condições de portos, aeroportos, estradas, previsão do tempo e atrativos turísticos:
– A economia do turismo hoje é muito importante para Santa Catarina. E se ela também tiver perdas, como teve a indústria, o comércio, a agricultura, nós vamos ter conseqüências muito sérias no ano que vem no que diz respeito à arrecadação de impostos e conseqüentemente também empregos. Essa é uma das razões de nós estarmos investindo para atrair turistas. Não podemos perder essa grande vocação.
Além da geração de empregos, o secretário destaca que deve haver um esforço para que os anos de investimento no setor não sejam perdidos:
– O turista também gosta de experimentar coisas novas. Uma vez ele indo para outro lugar, ele pode não voltar mais, ou demorar a voltar para Santa Catarina. Nós investimos tanto no turismo nos últimos anos e agora, num momento crítico, se deixamos de investir poderemos perder todo um trabalho de longos anos.
Continua depois da publicidade
Gilmar Knaesel também destaca a importância da vinda dos turistas para a auto-estima dos catarinenses:
– Nesse momento, que nós tivemos solidariedade nacional, internacional, a presença do turista no Estado é uma forma de nos alegrar, nos mostrar essa solidariedade, nos unirmos. Tudo isso justifica a necessidade de continuarmos a chamar o turista para o nosso Estado.
Para finalizar, o secretário disse que acredita que esta será uma grande temporada de verão e que a previsão é de muito sol para Santa Catarina nos próximos meses.
ABIH destaca atrações do Estado
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Santa Catarina, Wilson Macedo, lembra que há atrações para os turistas em todo o Estado, e não apenas no Litoral:
Continua depois da publicidade
– Santa Catarina é um parque temático a céu aberto, como dizia Beto Carrero. Então nós temos uma quantidade de produtos turísticos diferentes em todo o Estado.
Ele também destacou o trabalho feito pelos governos municipal, estadual e federal para a recuperação das estradas que ficaram danificadas em função da chuva.
– A atenção dos governos municipal, estadual e federal dada ao problema tem sido excepcional. Eles estão sendo muito rápidos em resolver os problemas – disse.
Macedo também acredita em uma grande temporada de verão:
– A movimentação econômica em Santa Catarina é de extrema importância. Acredito que nós tenhamos grandes possibilidades de receber uma grande quantidade de turistas durante este verão, que a partir do último ano se estendeu para o mês de março também.
Continua depois da publicidade