O governo de Santa Catarina suspendeu consultas eletivas e exames eletivos por 20 dias no Estado. A decisão é válida para hospitais próprios, administrados por organizações sociais ou com contrato com o Estado.
Continua depois da publicidade
> O que abre e fecha em SC nos próximos fins de semana com as novas restrições
A suspensão afeta consultas e exames eletivos pré-agendados. No início da semana, as cirurgias eletivas de média e alta complexidade já haviam sido suspensas pelo governo do Estado por conta do avanço da Covid-19.
A nova definição foi publicada na portaria 194, divulgada nesta quinta-feira (25). A medida ocorre para que hospitais possam focar no tratamento de casos de complicações do novo coronavírus.
Consultas e exames de urgência e emergência e também os procedimentos considerados “tempo-sensíveis” – quando a não realização pode causar sequelas – permanecem autorizados.
Continua depois da publicidade
> “A emergência virou UTI improvisada”: o relato do colapso em hospital do Oeste
> Receba notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
A Secretaria de Estado da Saúde considerou o momento de transmissão acelerada da Covid-19 no Estado, o aumento no número de casos confirmados e de internações hospitalares, com altas taxas de ocupação.
Santa Catarina tinha 663,6 mil casos confirmados e 7.242 mortes por Covid-19 até esta sexta-feira (26). A ocupação de leitos de UTI, que chegou ao colapso na maioria das regiões do Estado nesta semana, era de 94,6% em SC, considerando os leitos adultos.
> “Lockdowns de final de semana não servem”, afirma cientista da Covid-19