O governo de Santa Catarina prevê lançar o edital para a concessão à iniciativa privada de dois centros de eventos em 2018, um em Florianópolis e outro em Balneário Camboriú. O da Capital é o Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, inaugurado em Canasvieiras, no Norte da Ilha, em 2015. A estrutura em Balneário ainda está em construção às margens da BR-101 e não tem nome. As informações foram repassadas ao G1 SC pelo secretário de Planejamento Murilo Flores e confirmadas pelo Diário Catarinense.

Continua depois da publicidade

Flores projeta o lançamento dos editais ainda no primeiro semestre, mas por enquanto eles ainda estão na fase de elaboração, sem mais detalhes técnicos e financeiros.

Atualmente a administração do centro em Florianópolis é do governo do Estado. Já o Centro de Eventos de Balneário passará por uma audiência pública antes de ser lançado um edital para terceirizar a gestão. A reunião deverá ocorrer após a entrega da obra, prevista para o mês de abril. Os serviços são executadas com recursos do município, Estado e União.

A prefeitura de Florianópolis também prevê um edital de concessão para esse ano, envolvendo o parque-marina da Beira-Mar Norte. Conforme o secretário Municipal de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Juliano Richter Pires, informou ao G1 SC, será lançado um edital em que a empresa vencedora terá que fornecer os licenciamentos ambientais e construir a marina e o parque.

A prefeitura vai apenas doar o espaço e a concessão deve ser para um período entre 25 e 30 anos, que ainda será definido.

Continua depois da publicidade

Há ainda a a ideia de uma parceria público-privada para a iluminação da cidade. A empresa seria paga pela prefeitura com a taxa da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), que vem na conta de luz. O edital também deve ser lançado em 2018.