Para driblar a crise e aproveitar o potencial catarinense de geração de energia, o governo de SC lança nesta quarta-feira, o SC+Energia – Programa Catarinense de Energias Limpas. O objetivo é impulsionar a atividade econômica do setor, gerando riqueza e mais empregos, ampliando o desenvolvimento e a eficiência energética de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Energia eólica pode ser instalada em residência convencional

– Vamos aproveitar um potencial natural para gerar empregos e desenvolver a economia, fazer um enfrentamento direto à crise de energia que o Brasil vive. Afinal, subiu muito o custo, pois estamos usando essencialmente a energia térmica, que tem um valor muito alto. Incentivando esses novos projetos, vamos contribuir decisivamente para aumentar a nossa eficiência energética – salientou o governador Raimundo Colombo.

Leia mais notícias sobre sustentabilidade

O SC+Energia, coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), reúne diversos órgãos e entidades do governo estadual. A ideia é fortalecer principalmente as energias consideradas limpas e renováveis, como Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs), Eólica, Solar e Biomassa.

Continua depois da publicidade

– São atividades de baixo impacto ambiental, menor que as fontes de energia com origem nos combustíveis fósseis. Os projetos previstos podem gerar mais de 1 GWh (gigawatt-hora), o que exigirá investimentos bilionários – explica o secretário da SDS, Carlos Chiodini.

O Estado tem 68 projetos de PCHs já com licença para instalação (LAI) e 40 à espera dessa licença. Há, ainda, 130 projetos de PCHs, 96 empreendimentos com licença de operação emitida (LAO) e 17 unidades, entre eólicas e fotovoltaicas, requerendo licença ambiental prévia (LAP).

Dentre as instituições envolvidas no programa estão o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), que através do programa BRDE Energia, irá alocar mais de R$ 60 milhões de recursos próprios para projetos nos três Estados do Sul. Já a Celesc, irá destinar mais de R$ 30 milhões, nos próximos três anos, para a eficiência energética que serão aplicados no desenvolvimento de projetos em fontes renováveis do SC+Energia.

O evento de lançamento do SC+Energia será realizado a partir das 14h, no Teatro Pedro Ivo, no Centro Administrativo do Estado, em Florianópolis.

Continua depois da publicidade