O governo de Santa Catarina anunciou na tarde desta terça-feira (14) que garantirá o repasse de recursos para a realização do Ironman Florianópolis. O evento mundial de triathlon que ocorre anualmente na Capital corria o risco de ter que deixar a cidade por falta de apoio. Neste ano, a prova será realizada no dia 26 de maio.
Continua depois da publicidade
De acordo com a assessoria de imprensa do governo, o repasse de recursos será feito por meio de um convênio com a Santur. Na semana passada, o diretor-geral do Ironman Brasil, Carlos Galvão, chegou a afirmar que a Fesporte e a Santur tinham negado o pedido de verbas para o evento. A organização cogitava levar o Ironman para Maceió (AL).
A decisão que garantiu o repasse foi tomada pelo governador Carlos Moisés em uma reunião na Casa d'Agronômica com o representante da organização da prova, Caco Raabe.
— Estamos reiterando o apoio do governo do Estado para que este evento continue a acontecer aqui em Santa Catarina. Ele movimenta toda uma cadeia e traz visibilidade internacional ao nosso Estado — declarou Moisés.
Para Caco Raabe, o apoio é indispensável para a continuidade da prova em Florianópolis. Ele destaca que o Ironman propicia a circulação de aproximadamente R$ 50 milhões na cidade, levando em conta que cada atleta traz uma média de 3,8 acompanhantes. Para a edição deste ano, são 1,5 mil inscritos de 38 países.
Continua depois da publicidade
— O Ironman é considerado um evento turístico-esportivo. O tempo de permanência é de quatro a cinco dias. É uma prova que mexe com bares, restaurantes, hotéis. Consideramos muito importante que a cidade entenda essa benefício — afirmou Raabe.