O governador Jorginho Mello (PL) se reuniu na tarde desta sexta-feira (6) na sede da Defesa Civil, em Florianópolis, com o Grupo de Ações Coordenadas (GRAC), para acompanhar as últimas informações sobre as chuvas previstas para Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias
Desde quinta-feira (5), o grupo opera em nível 2 (Código Laranja). O grupo é formado pelas secretarias de Proteção e Defesa Civil, Assistência Social, Administração Prisional e Saúde, além do Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Casan e Celesc, e deve seguir mobilizado até o fim do período crítico de chuvas.
Enchente em Blumenau e Rio do Sul deve ser prolongada e Defesa Civil prevê 3º pico
Em coletiva de imprensa, o governador afirmou que o foco, agora, são os municípios da região de Blumenau e Rio do Sul, no Vale. Além desta região, o Oeste e o Sul do Estado também devem sofrer. A previsão é de mais de 150 mm de chuva para este final de semana.
Continua depois da publicidade
Apoio aos municípios
O grupo formado pelo governo se reuniu nesta sexta-feira (6), e deve continuar em reunião no decorrer do fim de semana. Um canal também foi aberto com o governo Federal e Exército. Segundo Mello, o Exército pode iniciar o apoio quando os municípios decretam situação de emergência — até agora, são 28.
Mais de 1,3 mil pessoas estão em abrigos pelo Estado, e 71 municípios registraram ocorrências. Uma pessoa morreu. Um helicóptero foi enviado a Rio do Sul e Criciúma, e, segundo o governador, deve ficar nas cidades nos próximos dias.
Além disso, em conjunto com os municípios, a Defesa Civil tem apoiado no envio de alimentos, colchões, e remédios, para os municípios afetados. “Estamos tentando fazer o máximo do máximo, para, de forma tranquila e responsável, socorrer as pessoas”, afirmou o governador.
Segundo o governo do Estado, há previsão de uma terceira onda de chuvas intensas na próxima semana — na quarta-feira (11).
Continua depois da publicidade
Leia também
Chuva em SC: Veja quais rodovias foram liberadas e quais continuam interditadas no Estado
Novo alerta da Defesa Civil mostra SC em risco máximo para enchente, temporais e deslizamentos