O Governo catarinense enviou, nesta segunda-feira (6), mais de 100 bolsas de hemocomponentes ao Rio Grande do Sul. Os materiais são transportados pelo avião do Estado, do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) até Porto Alegre. Às 14h, haverá um novo envio.

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Na semana passada, foram 90 bolsas encaminhadas até o Rio Grande do Sul, que continham plaquetas, pool de plaquetas e outros hemocomponentes. Eles serão disponibilizados conforme a necessidade do Hemorgs, bem como hemoderivados para pacientes hemofílicos.

A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, reforça que Santa Catarina está empenhada mandando toda a ajuda necessária ao Estado gaúcho.

— Quero agradecer a todos os nossos voluntários que foram a um dos nossos Hemoscs fazer a doação e à toda equipe que trabalhou no sábado, e por isso está nos permitindo enviar essas bolsas de sangue. Vamos seguir amparando os pacientes do Rio Grande do Sul no que tiver ao nosso alcance — informa.

Continua depois da publicidade

No sábado (4), o Hemosc abriu as portas em oito municípios para reforçar os estoques e auxiliar o Rio Grande do Sul. Foram 721 candidatos à doação de sangue e 618 bolsas coletadas. 

A diretora-geral do Hemosc, Patrícia Carsten, agradeceu à hemorrede, que rapidamente se organizou para atender ao chamado.

— Todos entenderam que esse é o nosso propósito. Trabalhar para fortalecer a esperança e salvar vidas. Os catarinenses estão enviando sangue e orações aos gaúchos — destaca.

Leia mais

“Temos que escolher quem salvar”, diz policial de SC que atua no resgate das vítimas no RS  

Continua depois da publicidade

Equipes dos Correios vão transportar doações gratuitamente para vítimas no Rio Grande do Sul

Saiba como será o plano “pós-guerra” para reconstruir o Rio Grande do Sul