Preocupado com o avanço da dengue e das doenças respiratórias, o governo de Santa Catarina vai decretar situação de emergência nesta sexta-feira (3). A ação resultará na ampliação de leitos e na contratação de profissionais. Ao todo, serão investidos R$ 40 milhões para atender a demanda que só cresce na área da saúde.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Serão dois decretos publicados nesta sexta. O primeiro institui o estado de emergência. Já o segundo trata do processo de ajuda aos municípios para contratação de médicos e também para que hospitais filantrópicos possam ampliar leitos e conseguir equipamentos.
Governo de SC decreta situação de emergência em saúde
Duas portarias também serão publicadas com orientações aos municípios sobre o combate à dengue e doenças respiratórias — covid e gripe.
Continua depois da publicidade
O plano do governo é ofertar em até 10 dias 25 leitos e no prazo de três meses, um total de 77. A oferta inclui vagas neonatais e pediátricas, que têm tido alta procura e até mesmo fila de espera.
Em seis meses, SC registra sete vezes mais mortes por dengue do que em 2021
O secretário de Estado da Saúde, Aldo Baptista Neto, afirma que com as ações o Estado não vai suspender cirurgias eletivas. A ação já ocorreu em outros momentos em que havia fila de espera por leitos no Estado.
Florianópolis confirma primeiro caso da variante XQ da Covid-19