O governo do Estado informou nesta quarta-feira ter definido a empresa que será responsável pela fabricação do radar meteorológico do Sul de Santa Catarina. Trata-se da companhia norte-americana Enterprise Electronics Corporation (EEC), a mesma que construiu e instalou o radar de Lontras. O equipamento será móvel e custará R$ 3,4 milhões. Segundo a Defesa Civil estadual, a ordem de serviço para início da fabricação deve ser assinada em até dez dias. O equipamento deve entrar em operação até o fim do primeiro semestre do ano que vem.
Continua depois da publicidade
Os recursos para a aquisição são provenientes do programa Pacto por Santa Catarina, com financiamento do Banco do Brasil. O aparelho é da banda x, com dupla polarização, e poderá ser transportado para qualquer região do Estado em casos de necessidade. A base do equipamento, no entanto, será na região sul de Santa Catarina, com cobertura de 52 municípios.
Sistema de radares
Atualmente, Santa Catarina conta com o radar meteorológico de Lontras, que cobre 78,41% do território estadual, o que corresponde a 192 municípios. Em operação desde 2014, ele tem sido utilizado para emissão de avisos e alertas por parte dos órgãos responsáveis.
Continua depois da publicidade
Um segundo radar já está em fabricação na Alemanha. É o radar meteorológico do Oeste, que deve cobrir 42,74% da área do Estado, com 138 municípios. Ele será instalado na cidade de Chapecó e deve entrar em operação até maio do ano que vem.