O anúncio oficial da parceria entre o Governo de SC e a iniciativa privada para a construção da quarta ponte entre a Ilha e o Continente deve ser feito na tarde da próxima quinta-feira. A informação foi divulgada pela colunista Estela Benetti em seu blog.
Continua depois da publicidade
Segundo a colunista, o anúncio será feito após a divulgação de muitas informações sobre projetos e alternativas para resolver o problema de trânsito na Capital.
Na tarde de quinta-feira, Colombo deve fazer o anúncio do início do processo para a construção da nova ligação. Segundo o que adiantaram assessores do Governo, será uma parceria-público privada (PPP).
No entanto, Estela lembra que, em entrevista à coluna, na segunda-feira, o presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Paulo Meller, falou que o governador vai lançar a modalidade de PPP que inclui o Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI).
Continua depois da publicidade
Por esse processo, as empresas que estão elaborando projetos poderão ter de 60 a 90 dias para manifestar interesse. Depois, a equipe técnica do Governo terá até 90 dias para analisar os projetos apresentados e, de 10 a 14 meses, para fazer o projeto definitivo, com todos os impactos. Essas fases devem estar encerradas até o fim de 2013, quando o Governo poderá lançar o edital da obra.
A lista de alternativas inclui nova ponte parecida com a Colombo Salles e Pedro Ivo, um túnel com sistema viário de São José até a Capital, pontes no norte ou no sul da Ilha, transporte marítimo e transporte por teleférico.
Meller diz que não está descartada a adoção de duas alternativas, sendo uma marítima. Uma das opções cogitadas é o pagamento de pedágio. À colunista, ele disse não ver problema no pedágio porque as atuais pontes continuarão gratuitas.
Continua depois da publicidade