Maior polo pesqueiro do país, Santa Catarina terá linhas de crédito especial para os maricultores e pescadores artesanais a partir deste ano, anunciou nesta terça-feira (7) a Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural do Estado.

Continua depois da publicidade

As linhas de crédito serão viabilizadas pelo Fundo Estadual de Desenvolvimento Rural (FDR). Cada produtor poderá ter financiamento de até R$ 40 mil, com cinco anos de prazo para pagamento, com parcelas anuais e sem juros.

Os interessados em participar do programa devem procurar o escritório municipal da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

Podem participar do financiamento os maricultores que possuem áreas aquícolas concedidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O crédito poderá ser usado para comprar bens ou serviços para realocação ou instalação de estrutura de produção.

Os pescadores artesanais e maricultores também vão contar com financiamentos para aquisição de equipamentos para segurança e instrumentalização das embarcações. Nesses casos, o limite é de R$ 15 mil, com cinco anos de prazo para pagamento, com parcelas anuais e sem juros.

Continua depois da publicidade

Nas duas linhas de crédito, os produtores vão receber a última parcela como bonificação caso paguem todas as anteriores até a data do vencimento.

Leia também

Pesca artesanal é impactada por agrotóxicos, desmatamento e mudanças climáticas