Qualquer cidadão já pode ter acesso a dados do governo do Estado, como arrecadação, despesas e andamento de obras. O governador Raimundo Colombo (PSD) apresentou o novo Portal da Transparência, a página oficial de prestação de contas do Executivo, nesta manhã. O site atende as determinações da Lei Geral de Acesso à Informação, que entra em vigor a partir do dia 16 de maio.

Continua depois da publicidade

Para o governador, o novo portal representa uma “revolução”, pois permitirá que qualquer pessoa tenha acesso a informações detalhadas do governo. Colombo avalia que ao abrir os dados, o Estado passará a ser mais fiscalizado e terá que estar preparado para dar as explicações que forem necessárias.

_ Em audiências com sindicatos sempre há questionamentos sobre arrecadação, comprometimento de folha. Agora isso não acontecerá mais, porque os dados estarão à disposição para todo mundo ver. O cidadão terá acesso às mesmas informações que o vice-governador e o governador recebem _ destacou Colombo.

A pesquisa pode ser feita a partir de cinco campos. No ícone “Sobre o Portal”, o internauta encontra um manual sobre como pode ser feita a pesquisa, acesso às redes sociais, um glossário de termos e perguntas frequentes.

Continua depois da publicidade

Já em “Receita Pública” é possível acessar informações de receita e arrecadação, tanto de todo o governo, como de órgãos, como secretarias, empresas, fundações e autarquias. Clicando no ícone “Gasto Público”, o internauta pode pesquisas as despesas do Executivo, como diárias, obras, repasses, convênios, subvenções e uma tabela de remuneração dos servidores.

Em “Análise Gráfica” são apresentadas informações gráficas sobre receita e despesa públicas, além dos 32 indicadores contábeis de desempenho em gestão fiscal. Neste caso, é possível fazer comparações entre receitas arrecadadas por diferentes órgãos e também por fonte de recurso. Por fim, em “Gestão Fiscal” estão os relatórios da Dívida Pública, Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias e o Balanço Geral do Estado.