Passados seis meses da tragédia com o avião da Chapecoense em Medellín, catarinenses e colombianos se uniram novamente em solidariedade. Depois da notícia do deslizamento de terra que deixou ao menos 250 pessoas mortas na Colômbia, o Governo de Santa Catarina emitiu uma nota de solidariedade ao país.
Continua depois da publicidade
Na carta assinada pelo governador Raimundo Colombo e o secretário executivo de Assuntos Internacionais de SC Carlos Adauto Virmond Vieira, o governo do Estado dedica “todo o carinho e a ajuda possível” que foram oferecidos pelos colombianos na queda do avião da Chape. Confira um trecho:
“Os catarinenses, que já sofreram com uma tragédia semelhante, expressam sua solidariedade aos familiares das vítimas, ao povo e às autoridades colombianas e desejam a pronta recuperação dos feridos.”
A Colômbia decretou estado de calamidade pública em Mocoa, cidade que registrou maiores danos. O deslizamento aconteceu às 23h30min (horário colombiano) de sexta-feira pelo transbordamento dos rios Mocoa, Mulato e Sangoyaco no departamento de Puntamayo. Nesta segunda-feira, dois dias após o deslizamento, moradores ainda procuram por familiares sob a lama.
Continua depois da publicidade
Além do poder executivo, o time da Chapecoense usou a conta do Twitter para apoiar as vítimas. O clube também mudou a foto do perfil para o símbolo com as cores da bandeira colombiana.
Nós sabemos o quanto a solidariedade dá força para superar momentos tão difíceis. Colômbia, nossos corações estão com vocês! #ForçaColômbiapic.twitter.com/2zZ2gv88KQ
¿ Chapecoense (@ChapecoenseReal) 2 de abril de 2017
Amanhã, terça-feira, o clube catarinense joga contra o Atlético Nacional na Arena Condá, em Chapecó, pela Recopa, que reúne os campeões da Sul-americana e da Libertadores. Na programação para a chegada dos jogadores, o prefeito Luciano Buligon decretou ponto facultativo na prefeitura. Algumas escolas particulares também pretendem terminar mais cedo as aulas.
Continua depois da publicidade
Leia mais notícias:
Chapecó está pronta para retribuir o carinho aos colombianos