Na tarde deste sábado, o governo de Minas Gerais anunciou, por meio de uma nota no site da Defesa Civil, que as doações feitas para as vítimas do rompimento da barragem da Vale em Brumadinho são suficientes e que não é mais necessário o envio de mais materiais.

Continua depois da publicidade

"O Governo de Minas através da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil de Minas Gerais – Cedec/MG e o Servas (Serviço Voluntário de Assistência Social) agradece o empenho e a solidariedade do povo mineiro com os afetados pelo rompimento da barragem da mineradora Vale em Brumadinho, e informa que os donativos arrecadados até o momento são suficientes, não sendo necessário o envio de mais materiais para o socorrimento humanitário", diz a nota.

A barragem se rompeu na tarde de sexta-feira liberando cerca de 13 milhões de m³ de rejeitos da produção de minério de ferro no rio Paraopeba, que passa pela região. Até a tarde deste sábado, haviam 299 desaparecidos e 34 mortos. Os bombeiros confirmaram até sábado à tarde 23 pessoas foram resgatadas com vida.

Desde a noite de sexta-feira diversas cidades pelo país se mobilizaram na arrecadação de donativos e também na disposição de se voluntariar em prol da população atingida no Estado mineiros. Ao longo do sábado houve a mobilização de um grupo formado por 28 bombeiros de várias cidades do Vale do Itajaí que viajarão rumo a Brumadinho. O grupo ficará à disposição das autoridades locais que seguem nos trabalhos de busca. Blumenau, no Vale do Itajaí, também se organizava para enviar donativos.

Em Florianópolis, por conta da sinalização do governo de MG, a assessoria de imprensa da prefeitura afirmou que até o momento não serão coletados donativos, mas que se for necessário, a Somar Floripa está pronta para auxiliar nesse sentidos.

Continua depois da publicidade

No entanto, foi informado que existe o cadastro de voluntários que poderão ser acionados pelas equipes de socorro em Brumadinho. No momento, esclareceu a assessoria, voluntários que moram perto da região do desastre estão sendo chamados.