A Secretaria da Saúde do Estado decidiu contratar a empresa OZZ, do Paraná, para prestar os serviços do SAMU em todos os 23 postos avançados existentes em Santa Catarina. O contrato mantido com a SPDM – Sociedade Paulista para o Desenvolvimento da Medicina – vai expirar no dia 19 de dezembro.
Continua depois da publicidade
A OZZ já vem prestando os mesmos serviços assistenciais nas unidades do SAMU no Estado do Paraná. O contrato é emergencial por 180 dias.
Ao confirmar a informação, o secretário Vicente Caropreso esclareceu que o novo contrato é 600 mil inferior aquele existente hoje com a SPDM. Com a economia que a Secretaria fará ele pretende adquirir 23 novas ambulâncias para atender o SAMU em todo o Estado.
Hospitais
A Secretaria da Saúde está disposta também a rescindir o contrato com a SPDM para manutenção e gestão do Hospital Florianópolis e do Hospital Regional de Araranguá.
Continua depois da publicidade
A empresa paulista realizou reunião dias atrás com autoridades da Secretaria da Saúde para tratar dos dois hospitais e de várias pendências. Nada anunciou. No dia seguinte, comunicou que estava devolvendo os dois hospitais.
O secretário Vicente Caropreso e seus auxiliares entenderam a decisão como retaliação contra o governo. Pediu uma audiência na Justiça Estadual, presentes os diretores da SPDM, representantes da Secretaria e do Ministério Público Estadual. O diretor Mário Monteiro anunciou que iria consultar o Conselho de Administração da Sociedade para uma posição, depois da notificação da Secretaria de Saúde de cancelamento do contrato e devolução pela SPDM em 120 dias.
Neste momento, dois processos são examinados pelos técnicos e o jurídico da Secretaria da Saúde para contratação de nova entidade que vai manter os Hospitais Florianópolis e Regional de Araranguá.
O contrato com o Hospital de Araranguá terminará em maio d 2018 e o de Florianópolis somente em dezembro de 2018.
Continua depois da publicidade
A proposta é de contrato emergencial, com dispensa de licitação por 6 meses e, se aprovado, contrato definitivo por 5 anos.