Os ministérios do Planejamento e da Educação publicaram portaria informando a contratação de 880 médicos professores para faculdades que abriram ou expandiram cursos de Medicina desde a criação do programa Mais Médicos. Quarenta das vagas são reservadas para a UFSC, que está em processo de implementação dos cursos de Medicina nos campi de Curitibanos, no Planalto Serrano, e em Araranguá, no Sul.

Continua depois da publicidade

A portaria foi publicada no Diário Oficial da União na última quarta-feira. Segundo o deputado federal Pedro Uczai (PT), já há confirmação por parte do governo federal de que as 40 vagas são reservadas para os dois novos polos da UFSC.

Os professores serão contratados via concurso público, que deve ser realizado ainda em 2015. Estão previstas 60 vagas para estudantes no campus Araranguá e mais 30 em Curitibanos.

Em nota enviada à imprensa, Uczai informa que, agora, a expectativa é que os cursos iniciem já em 2016 – diferente do que o governo havia informado anteriormente, quando a contratação dos professores dentro do Mais Médicos foi transferida para 2017.

Continua depois da publicidade

A meta do programa Mais Médicos é criar 11,5 mil novas vagas de graduação em Medicina até 2017.