Criadas para desenvolver soluções tecnológicas para problemas do dia a dia, as empresas chamadas startups ganham um novo incentivo em SC. Capacitações, maratonas de desenvolvimento e até uma missão internacional ao Vale do Silício – referência mundial do setor – começam a sair do papel nesta segunda-feira.

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Um pacote de ações está sendo executado para atender a este mercado catarinense. Parceria entre o governo do Estado e o Sebrae, o projeto Startup SC engloba uma capacitação de quatro meses para quem está envolvido com uma iniciativa e desenvolvendo um produto. Serão selecionadas 40 pessoas em duas turmas, com inscrições gratuitas, e o objetivo do evento é aumentar a capacitação média dos empreendedores catarinenses que estejam atuando com startups, lembra o gestor do Núcleo de TI do Sebrae, Alexandre de Souza.

Mais informações: www.startupsc.com.br.

O segundo pilar do projeto é o estímulo à geração de novas iniciativas, o que ocorrerá em uma maratona de 54 horas, na Capital. Neste período, os programadores, web designers e administradores terão a oportunidade de apresentar suas ideias, eleger as mais viáveis para o mercado e desenvolvê-las, com a mentoria (orientação profissional) de executivos e investidores convidados.

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O Startup Weekend Florianópolis, entre 22 e 24 de março, começou a receber inscrições na semana passada e a procura de público, inclusive de outros estados, animou ainda mais o especialista do Sebrae.

– Além de SC, tivemos inscrições do Rio de Janeiro e Brasília. No primeiro dia, já recebemos 20 inscritos e nossa meta é chegar a 100, com taxas de R$ 70 a R$ 90 – explica Alexandre.

De acordo com um levantamento que o Sebrae começa a fazer agora, o Estado conta com pelo menos 68 startups, além de todo um segmento de empresas que giram ao redor delas, como as incubadoras, os grupos de investidores e as aceleradoras, que fazem o crescimento da startup ser mais rápido.

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– Iniciativas como esta são muito bem vistas pelo mercado, porque catalisa as ideias do mercado e cria novas oportunidades de negócios – diz Marcelo Amorim, investidor e membro do Jacard, um grupo de investidores que apoia financeiramente negócio promissores em Florianópolis e em São Paulo.

Diante do problema, invente a solução

A dificuldade pode ser um desafio ou uma barreira. Para os jovens empreendedores Guilherme Reitz e Leandro Baptista, de Florianópolis, a visão foi interpretada como oportunidade. Em 2011, eles eram sócios em uma empresa que revendia máquinas e equipamentos e a complexidade de encontrar uma empresa que levasse as encomendas até diferentes lugares do país fez com que eles inventassem a solução.

– Conversamos com outras empresas que também eram clientes de transportadoras e vimos que o mercado tinha essa mesma carência. Foi aí que decidimos criar o que hoje é a Axado – resume Guilherme, ao explicar o caminho que trilharam para fazer a startup (www.axado.com.br) chegar ao estágio atual.

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Como o novo negócio foi tomando forma e ocupando espaço na agenda dos dois empreendedores, eles venderam as ações que possuíam na primeira empresa a outro sócio e apostaram as energias na startup, que recebeu dois investimentos que, somados, chegam a R$ 1,4 milhão. A função da Axado é comparar preços, prazos, formas de pagamento e mostrar qualificações das transportadoras, além de possibilitar a contratação do serviço pelo próprio site.

O exemplo da Axado mostra bem o caminho de uma startup, como explica o gestor do Núcleo de TI do Sebrae-SC, Alexandre de Souza. Com base tecnológica, o que exige pouca estrutura física, a startup é um modelo de negócios que pode ser ampliado sem necessitar de um investimento na mesma proporção. Um dos investidores para viabilizar o projeto de Guilherme e Leandro foi o empresário Marcelo de Amorim, da Jacard Investimentos, que começou a acompanhar os empreendedores ainda nos primeiros passos da startup.

Cinco dicas para sua startup deslanchar

1 – Em vez de pensar muito, aja! Projetar tudo com muitos detalhes, revisar, pensar nas possibilidade e como resolver cada situação para só depois colocar em prática significa perder um tempo precioso para o mercado. A ordem é planejar e executar simultaneamente. Se houver um erro no meio do caminho, será mais didático se tiver que lidar com ele no mundo real.

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2 – Aprenda a trabalhar com recursos limitados. A abundância de dinheiro na gestão da empresa pode acabar prejudicando o raciocínio do empreendedor na hora de contornar as crises. A escassez é uma forma de fortalecer a criatividade.

3 – Tenha foco no seu produto. Faça apenas um projeto e que seja bem feito. O empreendedor, principalmente, o mais jovem, tem o hábito de se empolgar e pensar em muitas ideias, mas acaba se perdendo porque tenta abarcar todas elas.

4 – Não tenha receio de fracassar. Um fracasso, em geral, não é bem visto por outros empresários brasileiros, mas não ter dado o passo certo antes é bem visto por investidores internacionais, porque significa aprendizados positivos e profissionais mais maduros.

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5 – Procure orientação. Vá em busca de mentores, preferencialmente de fora do seu círculo profissional, que possam ter um olhar externo e ter a liberdade de criticar e julgar as suas ações, sem receios.

Fonte: Marcelo Amorim, investidor da Jacard Investimentos