O governador Raimundo Colombo (PSD) reuniu o colegiado estadual pela segunda vez para prestação de contas do Plano de Redução de Gastos. O encontro foi realizado em Lages, no sábado. Cada secretário e presidente de empresa fez sua apresentação sobre que cortes conseguiu imprimir nos cinco maiores contratos de sua pasta.

Continua depois da publicidade

O balanço de quanto está sendo economizado mensalmente até agora, feito com a soma das ações de todas as secretarias, ainda não foi fechado, segundo a assessoria do governo. Os valores de redução apresentados por cada secretário variaram entre 2% e 50%. As reduções mais significativas, de encerramento dos contratos, se referem a transferências de entidades que hoje pagam aluguel para prédios próprios do poder público.

Colombo disse que a reunião mostrou avanços positivos, mas que ainda há muito para melhorar, e que é isso mesmo que o plano tinha como objetivo, ir melhorando cada vez mais. De acordo com o governador, o aperfeiçoamento de gestão interna está acontecendo e novos projetos equivalentes a R$ 5 bilhões começam a ser apresentados a partir de agora, para dinamizar a economia do Estado e fortalecer ainda mais a redução de gastos, refletindo em um percentual de economia satisfatório para Santa Catarina.

– Estamos trabalhando com uma planilha de comparação de gastos e compras de outros 26 estados e mais ou menos cem prefeituras. Com isso, temos uma oportunidade enorme de medir custos e reduzir gastos – disse Colombo.

* Colaborou Mayara Rinaldi

Continua depois da publicidade