O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva (PSL), têm avaliações muito distintas na visão dos moradores de Blumenau. É o que aponta a pesquisa realizada pelo Instituto Paraná de Pesquisas, contratada pela NSC Comunicação.
Continua depois da publicidade
> Pesquisa em Blumenau indica 2º turno entre Hildebrandt e Kleinübing
> Análise: Pesquisa aponta um favorito na pulverizada eleição de Blumenau
Na maior cidade do Vale do Itajaí, o presidente da República tem 50% de aprovação. São pessoas que disseram considerar a gestão dele boa ou ótima. O número se assemelha ao de rejeição de Moisés: 41,5%. O governador tem 18,2% de aceitação, quase o mesmo percentual de reprovação do presidente (20,8%).
> Em site especial, saiba tudo sobre as eleições municipais 2020
Continua depois da publicidade
A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 20 de outubro, por telefone, com 610 eleitores em Blumenau. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos, e o índice de confiança é de 95%.
> Eleições 2020 em Santa Catarina: saiba tudo sobre a votação
A primeira pergunta feita aos entrevistados foi sobre a avaliação da gestão de Bolsonaro na Presidência. Entre os entrevistados, 50% consideram ótimo ou bom o trabalho do presidente, enquanto 26,6% consideram regular e outros 20,8% ruim ou péssimo. Um grupo de 2,6% não respondeu ou não opinou.
Depois, o mesmo questionamento foi feito em relação ao governador. Foi quando 18,2% dos respondentes disseram considerar ótimo ou bom e 37,2%, regular. Outros 41,5% avaliam a gestão de Moisés como ruim ou péssima e 3,1% não sabiam analisar ou não responderam.
O segundo pedido de impeachment contra o governador foi aprovado na tarde desta terça-feira (20) pelo plenário da Assembleia Legislativa (Alesc). Na sexta-feira (23), o julgamento do primeiro impedimento será feito por uma comissão mista.
Continua depois da publicidade
Em Santa Catarina, os governos Bolsonaro e Moisés também foram avaliados entre os eleitores de Florianópolis, por meio da pesquisa Ibope, Chapecó e Criciúma, pelo Instituto Paraná de Pesquisas, a pedido da NSC Comunicação.
FICHA TÉCNICA
Período avaliado: entre 17 e 20 de outubro de 2020
Amostra: 610 eleitores
Método: a pesquisa foi feita por telefone, devido à pandemia da Covid-19
Margem de erro: a máxima estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos
Nível de confiança: 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.
Solicitante: pesquisa contratada por NSC Comunicação
Registro no TSE: sob o número SC-00372/2020.
Veja também:
> Governo Bolsonaro tem 49,1% de aprovação em Criciúma; Moisés tem 16,5%, aponta pesquisa
> Governo Bolsonaro tem 52,5% de aprovação em Chapecó; Moisés tem 13,1%, aponta pesquisa