O preenchimento de vagas por meio de concurso público no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) foi autorizado esta semana no Diário Oficial da União. Estão previstas 422 vagas para reposição de pessoal e 314 para substituição de terceirizados. O prazo para a publicação dos editais de abertura do concurso é de até seis meses.

Continua depois da publicidade

Entre as vagas de reposição, foram autorizados os preenchimentos de 172 vagas para os cargos de fiscal federal agropecuário, além de 100 para o de agente de inspeção sanitária e industrial de produtos de origem animal e mais 50 para agente de atividades agropecuárias. Outros cargos descritos na portaria são os de administrador (23), agente administrativo (50), bibliotecário (2), contador (6), economista (4), engenheiro (3), engenheiro agrônomo (2), geógrafo (3), psicólogo (2) e técnico em contabilidade (5).

Já os cargos destinados à substituição de terceirizados são os de auxiliar de laboratório (70), técnico de laboratório (184) e agente administrativo (60). Com o concurso todos os os postos de trabalho terceirizados nos Laboratórios Nacionais Agropecuários – Lanagros e demais unidades laboratoriais do Mapa serão extintos.