O porta-voz da presidência da República, Thomas Traumann, anunciou nesta quinta-feira os sete membros da Comissão da Verdade. São eles: José Carlos Dias, Gilson Dipp, Rosa Maria Cardoso da Cunha, Cláudio Fonteles, Paulo Sérgio Pinheiro, Maria Rita Kehl e José Paulo Cavalcanti Filho.

Continua depois da publicidade

Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Gilson Langaro Dipp é gaúcho de Passo Fundo. Ele se formou em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

De acordo com o porta-voz, os nomes deverão ser publicados no Diário Oficial da União de sexta-feira. A posse dos integrantes da comissão está prevista para o dia 16 de maio, em cerimônia que deve contar com as presenças dos ex-presidentes José Sarney, Fernando Collor, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva.

– Todos já confirmaram suas presenças numa demonstração de que essa comissão não é de governo, é de Estado – disse Traumann.

De acordo com o porta-voz, o convite foi feito pessoalmente a cada dos integrantes nesta quinta-feira. A Comissão da Verdade pretende examinar e esclarecer as violações de direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988.

Continua depois da publicidade