O Ministério de Minas e Energia divulgou hoje (9) a lista dos novos nomes para o Conselho de Administração da Petrobras. Entre os indicados, está Caio Mário Paes de Andrade, ex-secretário especial do Ministério da Economia anunciado como futuro presidente da estatal.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

As indicações serão votadas pela assembleia de acionistas da Petrobras, onde o governo tem maioria. Dos 11 membros do Conselho de Administração, oito são indicados pelo governo e três são eleitos, respectivamente, por acionistas minoritários, empregados da estatal e donos de ações preferenciais (que dão preferência na distribuição de dividendos).

A votação dos novos integrantes do Conselho de Administração deverá ocorrer em até 30 dias após a convocação. Em comunicado de 25 de maio, a Petrobras detalhou o processo de troca de comando. Um comitê da Petrobras avaliará se os nomes indicados para o conselho cumprem os requisitos legais e não têm vedações como conflitos de interesses.

Risco de falta de diesel no Brasil é baixo, mas combustível pode ficar ainda mais caro

Continua depois da publicidade

Em seguida, o atual Conselho de Administração se reunirá para convocar a Assembleia Geral Extraordinária, em que discutirão a destituição de José Mauro Coelho, atual presidente da companhia, e a eleição dos membros recém-indicados pelo ministério. De acordo com a Petrobras, Coelho só pode ser destituído caso os membros do Conselho de Administração eleitos junto com ele em abril, forem substituídos.

Os indicados pelo Ministério de Minas e Energia são os seguintes

Caio Mario Paes de Andrade (indicado para presidir a Petrobras)
Gileno Gurjão Barreto (indicado para presidir o Conselho de Administração)
Ricardo Soriano de Alencar
Edison Antonio Costa Britto Garcia
Jonathas Assunção Salvador Nery de Castro
Ieda Aparecida de Moura Gagni
José João Abdala Filho
Marcelo Gasparino da Silva
Ruy Flaks Schneider
Márcio Andrade Weber