O governo dos Estados Unidos garantiu nesta quinta-feira que o país continua sendo bom para investimentos, em uma tentativa de tranquilizar a China em relação ao seu crescente déficit fiscal.

Continua depois da publicidade

– Não há investimento mais seguro do que os realizados nos Estados Unidos – disse o porta-voz do Departamento de Estado depois que, em Pequim, o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, afirmou estar preocupado com os investimentos de seu país nos Estados Unidos.

– Quero aproveitar a oportunidade e apelar aos EUA para que cumpram sua palavra e se mantenham como país confiável, protegendo a segurança dos ativos chineses – disse Wen aos jornalistas após uma sessão parlamentar.

Com cerca de US$ 1 bilhão , principalmente em bônus do governo, a China é o maior credor dos EUA.

Ainda nesta quinta-feira, Lawrence Summers, principal conselheiro econômico do presidente Barack Obama, havia dito que os investimentos chineses nos EUA não correm riscos. Summers destacou que existe um “temor excessivo”, sobretudo entre os americanos, a respeito da situação econômica.

Continua depois da publicidade

Ele acrescentou que já há surgem indícios “modestos, mas encorajadores”, sobre uma melhora, incluindo um aumento nos gastos dos consumidores.