Florianópolis recebe neste sábado (19) a 5ª reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). O encontro ocorre no Costão do Santinho Resort e conta com a participação dos governadores Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Na reunião as lideranças políticas discutem assuntos econômicos de interesse comum dos Estados. Entre os temas estão a reforma da Previdência, a revisão do Pacto Federativo e o equilíbrio fiscal dos Estados.
Continua depois da publicidade
Em seu discurso de boas-vindas aos governadores e secretários de Estado, o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, defendeu uma agenda de conciliação nacional. Segundo ele, é preciso que os entes federativos atuem juntos para que todos alcancem os seus objetivos conjuntamente.
— Precisamos seguir no caminho da união, com diálogos construtivos. Eu acredito que os nossos Estados, com todos os seus colaboradores, podem dar um tom pacífico para o Brasil — disse Moisés.
Acompanhe o evento ao vivo:
Ainda neste sábado, Carlos Moisés (SC), Eduardo Leite (RS), Carlos Massa Ratinho Júnior (PR), João Doria (SP), Wilson Witzel (RJ), Romeu Zema (MG) e Renato Casagrande (ES) redigem a "Carta de Florianópolis", documento com as principais definições do encontro.
Continua depois da publicidade
Além disso, participam de palestras com o tema do evento: “Uma gestão pública digital e mais simples”.
O Cosud foi criado em março deste ano, durante encontro dos governadores em Minas Gerais. O objetivo é integrar esforços em áreas de interesse comum dos Estados. As edições anteriores ocorreram em Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Gramado (RS) e Vitória (ES).

Leia mais:
Pedido de Moisés por artistas voluntários para reabertura da Hercílio Luz gera reações
Governador Carlos Moisés explica acordo sobre as alíquotas de ICMS dos agrotóxicos
Continua depois da publicidade