Governadores e vices de sete Estados das regiões Sul e Sudeste assinaram neste sábado (27), em São Paulo, uma carta aberta em apoio à reforma da Previdência que tramita no Congresso Também defendem a reforma tributária e a renegociação das dívidas com a União.

Continua depois da publicidade

– Apesar de (a Reforma da Previdência) ser fundamental para recuperar a credibilidade do país e atrair investimentos, as ações de socorro aos Estados precisam tramitar em conjunto. Os Estados precisam de dinheiro novo para poder fazer investimentos, inclusive em infraestrutura, algo que precisamos resolver para tornar nosso país mais atrativo – afirmou, em entrevista coletiva, o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva.

Além de Moisés, participaram da reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), no Palácio dos Bandeirantes, os governadores João Doria (SP), Romeu Zema (MG), Renato Casagrande (ES) e Eduardo Leite (RS). Já Wilson Witzel (RJ) e Ratinho Júnior (PR) foram representados por seus vices, Cláudio Castro e Darci Piana, respectivamente.

– A reforma da Previdência muda o país. Ela estabelece uma condição fiscal melhor para Estados e municípios e confere, sobretudo, a oportunidade de novos investimentos que vão se traduzir em mais empregos e desenvolvimento – afirmou Doria durante entrevista coletiva ao lado de seus colegas do Cosud.

Embora o Governo Federal já tenha sinalizado a apresentação de um novo projeto de pacto federativo, os líderes estaduais querem um compromisso mais sólido sobre a renegociação de débitos com a União e a possibilidade de securitização da dívida ativa dos Estados.

Continua depois da publicidade

Os Governadores também pedem que o Palácio do Planalto dê andamento a uma ampla reforma tributária que facilite novos investimentos nacionais e estrangeiros por todo o país.

– Aqui nós não temos competição, aqui temos união. Não há e nem haverá guerra fiscal entre os Estados do Sul e Sudeste – garantiu Doria.

As próximas reuniões do Cosud acontecem nos dias 25 de maio, em Gramado (RS), e 13 de julho, em Vitória (ES).