O governador Raimundo Colombo esteve no fim da tarde desta quarta-feira em Guaramirim para avaliar a extensão dos danos provocados pelas chuvas que atingiram a região do Vale do Itapocu nos dias 7 e 8 de junho. A prefeitura decretou estado de calamidade pública.
Continua depois da publicidade
Segundo Colombo até agora, o governo liberou recursos para atendimentos emergenciais, como compra de óleo diesel, de água e de cestas básicas e para contratar máquinas para desobstruir estradas. No dia 25, o governador disse que deve ir a Brasília para apresentar o levantamento dos prejuízos com os planos de trabalho de reabilitação das cidades atingidas no Estado.
– Temos uma audiência com a presidente Dilma Rousseff, quando iremos pedir um novo apoio financeiro para oferecer condições de normalidade aos 42 municípios atingidos – comentou Colombo.
Passados mais de 10 dias depois das cheias, agora Guaramirim segue com a limpeza das casas e ruas. Segundo levantamento da Defesa Civil, na cidade foram atingidas 3.668 residências, 207 estabelecimentos comerciais afetados e 15 mil pessoas desalojadas. Também 400 pessoas ficaram desabrigados e foram levados para abrigos e casa de parentes. Foi registrada ainda a morte de uma menino de oito anos causada por deslizamento. Além de áreas interditadas e a agricultura prejudicada.
Continua depois da publicidade
De acordo com o prefeito de Guaramirim Lauro Fröhlich o prejuízo da cidade chega a R$ 191 milhões.