Está agendada para as 18h30min desta terça-feira a reunião com o governador Raimundo Colombo para definir a área, os procedimentos de aquisição do terreno e as contrapartidas para a implantação da Penitenciária de Blumenau.
Continua depois da publicidade
O encontro será no gabinete do governador, no Centro Administrativo do governo, em Florianópolis. Participarão da audiência a secretária de Justiça e Cidadania, Ada de Luca, o secretário da Casa Civil, Nelson Antônio Serpa, o secretário de Planejamento, Murilo Flores, o secretário de Desenvolvimento Regional de Blumenau, Lúcio César Botelho e o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes.
O secretário regional, César Botelho, já está na capital para cumprir agenda administrativa. O prefeito Napoleão Bernardes também está em Florianópolis para se reunir com os deputados estaduais e disse que ainda aguarda a confirmação do encontro com o governador.
Napoleão pretende apresentar a Colombo as solicitações de contrapartidas para o município receber o complexo penitenciário, que deve abrigar a penitenciária, a ala do regime semiaberto e um novo presídio.
Entre os pedidos, estão mais investimento em efetivo das polícias locais, câmeras de vigilância e recursos para obras de infraestrutura na cidade.
Continua depois da publicidade
Outro pedido feito em conjunto com os prefeitos da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí é a desativação do atual Presídio Regional de Blumenau, situado na Rua General Osório, no Bairro da Velha. A solicitação dos prefeitos é que a unidade seja transferida para o novo complexo penitenciário.
Outra pendência a ser definida na reunião é quem pagará pelo terreno, se as prefeituras, o governo estadual ou se o custo será dividido. Segundo o secretário regional, César Botelho, o local está definido, mas não será divulgado para evitar especulação imobiliária.